CULTIVO E CURA DO TABACO

01-04-2013 18:09

 

A planta do tabaco é originária da América do norte tendo-se espalhado por toda a América e Caraíbas. No século XVI foi introduzida na Europa por intermédio de Jean Nicot, um diplomata Francês destacado em Portugal. Durante a Guerra civil Americana as sementes de tabaco eram usadas como moeda de troca sendo mais valiosas que o peso do ouro.



 

Legislação em vigor do Tabaco na data de edição do artigo (Outubro 2012)

Em Portugal é permitido plantar, secar e curtir tabaco desde que este seja apenas para uso próprio sendo também proibidas ofertas. A venda de produtos de tabaco está sujeita a taxas sendo por isso proibida ao modesto agricultor que tem umas plantitas em casa. A lei entende como produtos de tabaco todo o tabaco que foi processado e está pronto a ser consumido ficando por isso excluídas as sementes e plantas vivas. Poderá parecer um daqueles casos de lacuna na lei no entanto faz algum sentido já que o tabaco mesmo acabado de secar é impossível de ser consumido.

 

Plantar Tabaco em Portugal

Existe uma convicção geral que o tabaco é uma planta muito exótica e portanto não se adapta bem ao clima em Portugal. No entanto o tabaco é uma das plantas mais resistentes que existem, quase tão resistente como uma couve galega. Na verdade, qualquer sítio onde dê para plantar couves é um bom sítio para plantar tabaco. Desenvolve-se especialmente bem durante o tempo quente e suporta bem o inverno Português.

 

Tipos de Tabaco

Deve seleccionar com cuidado a espécie de tabaco que vai plantar mediante a finalidade desejada. Os tabacos Virgínia são pouco aromáticos e mais aconselhados para cigarros. Os tabacos de tipo Burley são mais aromatizados e por isso recomendados para charutos, cigarrilhas e cachimbo. Este artigo está mais focado na minha experiência a preparar tabaco para cigarros. As marcas de cigarros mais comuns usam uma mistura variável de cerca de 90% de Virgínia e 10% de Burley. Poderá no entanto produzir um bom tabaco para cigarros só com Virgínia alterando a forma de curar a planta.

 

Semear Tabaco

 
     Aqui pode adquirir as sementes de melhor qualidade.
 

 

Sementes de tabaco

Sementes de Tabaco

 

Deverá iniciar a sementeira entre Dezembro e Março, quanto mais cedo melhor pois existe o perigo se plantar tarde de mais de não conseguir secar correctamente durante o tempo quente.

Normalmente entre 35 a 45 sementes são suficientes para uma pessoa durante um ano tendo em conta que nem todas as sementes irão germinar.
Prepare um tabuleiro furado em baixo (uso normalmente as caixas plásticas de morangos) com terra para sementeira e espalhe muito cuidadosamente as sementes cobrindo com uma camada muito pequena de terra fina (cerca de 1mm ou 2mm). Coloque o tabuleiro dentro de um recipiente e regue por baixo.

 

Sementes de Tabaco a rebentar
Sementes de Tabaco a rebentar.

Assim que as plantas comecem a brotar, demoram normalmente 2 a 4 semanas, mude-as para um vaso individual. Uso normalmente copos de plástico branco furados em baixo.
Poderá manter as plantas nos vasos o tempo necessário até o clima começar a aquecer.

 

Plantar Tabaco

Assim que o tempo esteja solarengo. Coloque o tabaco em fileiras separando 1m entre cada planta. Deve regar com um regador enquanto as plantas estão pequenas com cuidado para não cobrir a planta com terra e para não partir as folhas. Deve manter a terra ligeiramente húmida e livre de ervas daninhas.

 

Tratar Tabaco

As plantas de tabaco não requerem grandes cuidados e resistem bem às pragas. Enquanto são pequenas poderão ser atacadas por caracóis, gafanhotos ou lagartas mas mesmo com algumas roedelas conseguem vingar sem qualquer tratamento. Se por acaso alguma planta quebrar o caule parcialmente basta estacar e voltará à forma passados alguns dias. Não se preocupe em colher folhas com roedelas, mais tarde irão ser trituradas por isso...

 

Colher Tabaco

A mesma planta produz tabaco de melhor e menor qualidade. As folhas mais próximas do chão, as primeiras a ser colhidas são de qualidade inferior sendo as do topo as de melhor qualidade.
A colheita do tabaco é feita de forma faseada já que as folhas vão amadurecendo desigualmente. Deve começar pelas folhas de baixo assim que a ponta da folha comece a apresentar uma borda amarelada. Se colher sedo demais irá ter problemas na secagem e na cura produzindo um tabaco muito áspero.
À medida que as folhas vão amadurecendo devem ser colhidas e penduradas a secar.
Para colher basta agarrar a folha pela base e puxar para baixo. As folhas partem com facilidade no entanto pode acontecer arrancar alguns pedaços do caule, se isso acontecer não se preocupe pois não danifica a planta como já disse em cima são muito resistentes.
Se não tiver grande paciência para colher a pendurar aos bocadinhos poderá esperar que uma boa parte das folhas amadureçam e cortar a planta toda pendurando inteira.

 

Secar Tabaco

 

Tabaco a secar
Tabaco pendurado a secar.

Para evitar que as folhas de tabaco mantenham uma cor esverdeada mesmo depois de secas deve colocar dois dias expostas ao sol directo antes de colocar no local de secagem.
Lave as folhas para retirar terra ou detritos e atravesse cada uma com um fio resistente (uso normalmente fio de cobre eléctrico mas qualquer fio com agulha também serve) que depois deverá ser pendurado no local de secagem. Tenha cuidado para não colocar as folhas muito juntas para evitar que ganhe bolor. Não recomendo juntar várias folhas em ramos pois a secagem não ocorre homogeneamente e podem aparecer bolores na base das folhas.
Poderá também pendurar a planta inteira, neste caso o processo de secagem demora mais algum tempo.

O local de secagem vai influenciar muito o produto final. Caso coloque num local à sombra a secagem irá ser mais rápida e irá obter uma planta com menos nicotina e não muito aromatizada. Normalmente seco as 4 primeiras folhas colhidas de cada planta à sombra. A secagem poderá também ser feita num local escuro, quente e bem ventilado (um sotão por exemplo). A secagem desta forma obtém um produto mais aromático e com mais nicotina. Normalmente seco desta forma as últimas folhas a ser colhidas.

Durante o processo de secagem é fundamental controlar a velocidade de secagem. Não queremos folhas extremamente secas ou quebradiças. Deve controlar a secagem molhando se necessário com água ou mudando as folhas de local. Um processo de secagem normal demora cerca de 3 a 4 semanas. A base das folhas mais grossas poderá não estar totalmente seco no final do processo, retire com ajuda de uma tesoura ou x-acto mesmo que isso divida a folha ao meio.

No final deve obter uma folha maleável de cor variável entre o castanho escuro e o dourado. Note que nesta fase o tabaco ainda está longe de ser consumido podendo mesmo ser tóxico devido ao alto teor de amoníaco.
 

Curar Tabaco

 

Curar Tabaco

Tabaco virgínia após a cura.

 

A cura do tabaco é o passo mais importante, é nesta fase que vai conferir carácter e aroma ao seu tabaco. A cura do tabaco consiste em proporcionar um clima favorável à fermentação dos açucares contidos na folha libertando amoníaco e alcatrão esta fermentação ocorre devido a enzimas contidas naturalmente na folha, . Existem duas formas de curar o tabaco: A forma mais rápida consiste em construir uma pequena estufa com temperatura e humidade controlada obtendo um produto pronto a ser consumido ao final de 3 semanas. A segunda forma demora mais algum tempo e consiste em armazenar numa caixa de cartão num ambiente ameno. Desta forma poderá obter um produto aceitável ao final de 3-4 meses.

A forma rápida: Construa uma estufa ou use algum armário antigo ou frigorífico velho que não use. A estufa deve ser hermética para evitar perda de humidade e ar quente. Deve usar uma fonte de calor, uma lâmpada incandescente ou um termo-ventilador ligado a uma tomada com temporizador e uma fonte de humidade, um vaporizador ou uma chaleira eléctrica ligada a uma tomada com temporizador. Deverá afinar o sistema de modo a manter uma temperatura de 30ºC-40ºC com 80%-90% de humidade durante os primeiros 4 dias. Baixando depois gradualmente até atingir 25ºC-30ºC e 30%-40% durante a última semana. O sistema deverá ficar ligado durante 4 semanas no mínimo.

A forma Lenta: Coloque o tabaco numa caixa de cartão dentro de casa e guarde durante 6 meses abrindo a caixa esporadicamente e sacudindo o tabaco para libertar a amónia e o alcatrão.

A forma Mista: (A que eu uso e recomendo) Coloque o tabaco dentro de uma caixa de cartão com um peso em cima das folhas de tabaco (eu uso uma lista telefónica . Mantenha a caixa junto a uma fonte de calor, qualquer electrodoméstico serve, eu uso uma televisão ou atrás da caixa de um computador. De dois em dois dias revolva as folhas de tabaco e pulverize com água usando um borrifador caso estejam a ficar demasiado secas. Após 4 semanas mude a caixa para um local seco e protegido da luz e deixe repousar durante mais dois meses borrifando com água esporadicamente caso as folhas fiquem demasiado secas.

 

Preparar Tabaco

Após o processo de cura estar terminado poderá começar a consumir o tabaco. No entanto mesmo depois da cura a qualidade ainda não é muito boa apesar de já poder ser consumido. O ideal é deixar passar mais tempo, tendo em mente que quanto mais tempo passar melhor fica o tabaco. Poderá misturar uma pequena parte do seu tabaco com o tabaco comprado e ao longo do tempo ir aumentando progressivamente a quantidade do seu tabaco.
Caso as folhas estejam demasiado secas e quebradiças borrife com um pouco de água e aguarde algumas horas. Em pouco tempo ficarão de novo maleaveis e fáceis de trabalhar.
Mediante a utilização que desejar poderá cortar em tiras finas com uma tesoura, x-acto ou guilhotina Eu uso um aparelho de cortar couves para o caldo verde. Poderá também deixar secar as folhas mais um pouco e colocar numa picadora obtendo pequenos flocos iguais aos dos cigarros comerciais e mais fáceis de usar nos cigarros em tubo.
Após o processo de cura estar completo poderá também aromatizar o tabaco usando essências de baunilha ou fruta normalmente usadas em culinária pode usar brandy, vinho do Porto, pode também misturar com outras ervas secas menta, salva, etc. Pode dividir o tabaco em pequenas quantidades e aromatizar cada uma de forma diferente.

 

Armazenar Tabaco

Após o processo de cura deve manter as folhas inteiras e só cortar conforme necessário. Guarde numa caixa de cartão dentro de um armário num local sem humidade e protegido da luz solar. O cartão permite que as folhas respirem no entanto retira alguma da humidade. Ocasionalmente borrife com um pouco de água. O tabaco é altamente higroscópico por isso irá absorver toda a água e odores que se encontrem em contacto com ele. Evite guardar junto a fontes de cheiros desagradáveis como detergentes ou sapatos mal cheirosos.
Caso já esteja satisfeito com o produto final e ache que não precisa de envelhecer mais, corte as folhas de tabaco e guarde em frascos de vidro num local ameno e longe da luz directa. Desta forma consegue preservar o tabaco inalterado durante muitos anos.
Lembre-se quanto mais tempo tiver o tabaco melhor fica.

 

 

 

 

—————

Voltar


Categorias


Contactos

SEMENTES DE TABACO

Travessa da Agra 244
Leça da Palmeira
4450


916233485